A Aplicação dos 5 S e o Marketing na Odontologia

A qualidade é o fator essencial do Marketing, e na odontologia tem sua base na organização do consultório, que possibilita uma maior produtividade e realização de serviços que surpreendam o cliente.
Entre os modelos de qualidade, destacamos o modelo de qualidade 5 S, que é uma ferramenta administrativa que auxilia na implantação da qualidade, organização e otimização. Criado no Japão, logo após a Segunda Guerra Mundial com o objetivo de auxiliar na reestruturação do País, que necessitava reorganizar suas indústrias, melhorando a produção por causa da alta competitividade do pós-guerra.
O programa 5 S visa conscientizar a todos da importância da qualidade no ambiente de trabalho.

O Programa é baseado em cinco conceitos:

1.º S – Seiri – Senso de Utilização e Descarte
Conceito: “Separar o Útil do Inútil, Eliminando o Desnecessário”.
Para se colocar ordem no consultório é separar o útil do inútil. O que realmente é utilizado nos procedimentos odontológicos e nas tarefas administravas e aquilo que raramente ou nunca usamos

2.º S – Seiton – Senso de Arrumação e Ordenação
Conceito: “Identificar e Arrumar Tudo, Para Que Qualquer Pessoa Possa Localizar Facilmente”.
Nesta etapa é importante classificar todos os objetos conforme sua necessidade de uso, aqueles usados constantemente devem ficar sempre mais acessíveis do que os objetos usados raramente.

3.º S – Seiso – Senso De Limpeza
Conceito: “Manter um Ambiente Sempre Limpo, Eliminando As Causas Da Sujeira E Aprendendo A Não Sujar”.
Esta etapa consiste na conscientização de todo o grupo, que primeiro não sujem e segundo se sujar limpem. Se cada um contribuir com a limpeza do local de trabalho muitos desperdícios de tempo e dinheiro serão evitados. Implante esta cultura: “Usou, limpe e guarde”.

4.º S – Seiketsu – Senso De Saúde E Higiene
Conceito: “Manter Um Ambiente De Trabalho Sempre Favorável A Saúde E Higiene”.
Atenção especial deve ser dada aos uniformes das ASB’s, TSB’s, recepcionistas, secretárias, que devem estar sempre limpos e passados. A boa aparência pessoal é agradável aos olhos dos pacientes.

5.º S – Shitsuke – Senso De Auto-Disciplina
Conceito: “Fazer Dessas Atitudes, Ou Seja, Da Metodologia, Um Hábito, Transformando Os 5s’s Num Modo De Vida”.
Esta última fase é a fase da aceitação e comprometimento de toda a equipe de trabalho. Apesar de ser um programa implantado para beneficio conjunto, tanto o consultório e os funcionários terão melhorias, redução de tempo na execução das tarefas, rapidez, facilidade e maior organização, ainda existem algumas resistências.
Ao implantar o programa 5 S faça uma reunião com todos do grupo, explane o programa e os benefícios. Motive o grupo a participar e agir conforme cada etapa. Faça reuniões periódicas apresentando os resultados, parabenize os mais atuantes e comprometidos. O programa apesar de simples é eficaz e tem como objetivo principal eliminar o desperdiço, o custo extra, o cansaço em excesso, os problemas de saúde e a falta de produtividade.
É uma das etapas do sistema da Qualidade, que serão complementadas com outros aspectos como a excelência no atendimento, a qualidade dos serviços, a imagem e reputação do consultório odontológico no mercado, e a eficiência na realização dos serviços.

Marcia Nana
Gestão & Marketing
ideia_consultoria@yahoo.com.br

Siga-nos