Plano de Marketing para Consultórios Odontológicos – Roteiro Resumido

O novo cenário do mercado odontológico levou uma grande parte deste profissionais a utilizar ferramentas de marketing para conseguir um diferencial em relação à concorrência. Mas as ações de marketing para atingirem seus objetivos precisam ser delineadas de acordo com a situação econômica, política e social do mercado e as oportunidades que o mesmo oferece. É preciso que seja realizado um estudo que permita distinguir o que, quando e como fazer, para que os resultados sejam alcançados.

O plano de marketing é um forte aliado na construção desta estratégia, e auxilia os dentistas a utilizarem as ferramentas corretas para o alcance de seus objetivos.

Evitando um erro que tem sido cometido por vários profissionais, o uso de ações isoladas, sem planejamento e controle que levam a exaustos e mal sucedidos projetos.

Um bom plano de marketing precisa incluir algumas etapas, como:

1) Análise do mercado, onde são verificadas a situação politica, econômica e social do país, a expansão e desenvolvimento do mercado odontológico e as oportunidades que tem surgido nos últimos anos. Mapeamento das forças e fraquezas do segmento de odontologia e o que pode ser favorável ao seu consultório. Conhecimento da concorrência.

2) Definição dos objetivos a curto, médio e longo prazo.

3)Estudo do perfil do consumidor, seus posicionamentos em relação à odontologia, uso e costumes, necessidades, expectativas e desejos.

4) Os 4 P’s do marketing, onde devem ser analisados Ponto, Produto (serviço), Promoção e Preço.

  •       Ponto (localização) – verificar se o acesso ao consultório é facilitado, se possui estacionamentos, rampas para público cadeirante, pontos de ônibus ou metrô nas proximidades.
  •       Produto (serviço)-  análise do serviço oferecido em relação as necessidades dos clientes, se as especialidades estão de acordo com a demanda, o atendimento é de qualidade, existe pontualidade nas consultas, os resultados dos serviços realizados são de excelência.
  •       Promoção – quais os canais que estão servindo de divulgação do consultório, estes canais são de acesso do seu público alvo, qual o retorno obtido das mídias.
  •       Preço – verificar se os valores cobrados pelos serviços estão de acordo com os valores da concorrência, se são justos, ou seja, cobrem os custos, a mão de obra utilizada pelos serviços e se estão de acordo com o perfil do público atendido.

5) Elaboração das estratégias de marketing a serem utilizadas. Quais as ações que serão implantadas, por quem e por quanto tempo.

6)Monitoração dos resultados, onde serão avaliados periodicamente se as ações de marketing utilizadas estão de acordo com os objetivos traçados e se existe alguma dificuldade na implantação do plano.

Caso a avaliação demonstre que os resultados não estão satisfatórios com as metas e expectativas é necessário que seja feita uma revisão no estudo do mercado e no posicionamento do consultório.

Marcia Nana
Gestão & Marketing
ideia_consultoria@yahoo.com.br

Siga-nos