Qual a melhor estratégia de promoção do consultório?

O maior objetivo de qualquer negócio é o lucro. E na odontologia não é diferente. O lucro significa a parcela excedente das receitas, depois de subtraídos os custos.

Mas como sempre os custos costumam ser altos e assustam os dentistas que precisam pagar impostos, funcionários, aluguéis, condomínios, materiais e outros e ter sua retirada mensal.

Surgem então duas soluções:

  1. a) reduzir custos
  2. b) aumentar o número de pacientes

A redução de custos é possível através de uma conscientização de toda a equipe de trabalho.

E o aumento do número de pacientes está relacionado ao uso das ferramentas de promoção apropriadas aos serviços oferecidos pelo consultório.

Mas qual a melhor? Qual a que oferece resultados mais adequados ao consultório?

Entre várias opções de ferramentas disponíveis no mercado. O dentista deve considerar os seguintes pontos antes de definir quais utilizar:

  • O objetivo a ser alcançado
  • O público alvo
  • O orçamento disponível

Exemplos de promoção são as divulgações nas mídias,jornais, revistas, outdoor, busdoor, mala direta, e-mail marketing,entre outras.

As divulgações de promoção em feiras, congressos, eventos em empresas, escolas, condomínios, também apresentam resultados favoráveis.

Todas devem ser detalhadamente planejadas antes de executadas. E precisam ser alinhadas com sua realidade de trabalho.

Não adianta fazer uma divulgação em massa se o consultório não está preparado para receber um grande número de pacientes.

Por isso é necessário uma análise prévia de qual ferramenta será utilizada, por quanto tempo e se esta ação será direcionada ao público que deseja alcançar.

Uma ferramenta eficaz, de baixo custo e com alcance direcionado é o facebook,  que permite a criação de perfis, páginas, publicações, grupos, e que pode  ser alimentada constantemente pelo  próprio dentista ou pela secretaria com informações atualizadas.

Outro ponto importante nas ações promocionais é o controle que deve ser feito sobre os resultados obtidos das ações. Mas este controle deve ser sobre cada ligação e cada e-mail recebido,  cada agendamento de consulta, cada contato feito.

Em muitos casos o dentista costuma considerar que o resultado positivo de uma ferramenta promocional é quando o paciente fecha o plano de tratamento. Mas não á apenas isto.

O que a promoção faz por você?

Desperta o desejo na pessoa. Leva o cliente a entrar em contato com o consultório.

Daí em diante a responsabilidade de recepcionar bem, ser atencioso, vender o serviço, e criar um clima de confiança para fechamento da prestação de serviços, cabe ao dentista ea equipe.

É sempre bom lembrar que no momento em que o cliente entra em contato com o consultório ele ficará satisfeito ou não, tudo depende das experiências que ele terá, quando maior o número de experiências positivas melhor.

No marketing definimos este momento como “ Hora da Verdade”, onde o cliente pode ou não  concluir que tudo o que foi divulgado na mídia realmente está de acordo com a realidade apresentada.

Seja criativo, e lembre-se, uma simples frase pode despertar nas pessoas o desejo de conhecer melhor seus serviços.

Este pode ser o início de uma nova fase em seu consultório.

Sucesso!

Marcia Nana
Gestão & Marketing
ideia_consultoria@yahoo.com.br

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